Tudo o que você precisa saber para fazer um mochilão na patagônia argentina em 2017

Jogar tudo para o alto, se desapegar, botar o pé na estrada e conhecer o mundo. Desta maneira, fazer um mochilão na Patagônia argentina pode ser a aventura que você está precisando para recuperar a motivação e/ou fugir totalmente da rotina.

Mas, por que fazer um mochilão pela América do Sul no roteiro de viagens? Basicamente, este é um dos principais destinos turísticos do continente. Neste roteiro, você tem a chance de andar sobre glaciares seculares, navegar nos lagos com cor azul turquesa e ainda admirar uma vasta vida marinha formada por leões marinhos, baleias, lobos e pinguins.

Natureza exuberante mochilão patagônica argentina

Beleza natural é um dos principais atrativos para fazer um mochilão na patagônia argentina

Portanto, esta pode ser uma excelente oportunidade para colocar em prática aquele seu plano de rodar com um mochilão até o marco de Ushuaia, tão famoso entre os turistas, descobrir mais sobre si mesmo e se afastar de toda a negatividade. Vamos nessa?

Aprenda tudo o que precisa antes do mochilão na patagônia argentina

Antes de arrumar as suas malas e começar a sua aventura, é preciso assimilar algumas informações essenciais sobre a região que você pretende visitar. Afinal, como ir para o seu mochilão na patagônia argentina? Qual o melhor período do ano para realizar essa viagem? Saiba tudo a seguir!

Por que fazer um roteiro pela Patagônia?

A primeira pergunta a ser respondida é por que fazer o mochilão na Argentina? Mesmo que seja bastante comum a presença na patagônia argentina de mochileiros, os familiares e amigos podem se surpreender com a escolha. Mas, a região conta com alguns dos cenários mais exuberantes do planeta!

Além disso, essa parte da América do Sul possui os glaciares, que são feitos a partir da compactação de toneladas de neves e se parecem com ilhas geladas de milhares de anos. Mas, estão com prazo de validade. Portanto, comece a planejar o seu mochilão pela patagônia argentina o quanto antes.

Glaciares patagônia argentina

Glaciares são um espetáculo da natureza, mas podem desaparecer em breve

Só que este é, de fato, o fim do mundo. Basicamente, se trata do lugar em que o continente acaba e dá espaço para a imensidão do mar. É praticamente impossível não se emocionar ao admirar a grandiosidade da natureza na Terra do Fogo.

Patagônia argentina e a melhor época para viagem

Isso varia de acordo com que você quer contemplar. Durante o inverno, as pistas de esqui oferecem a melhor estrutura, só que fica muito mais complicado para se movimentar e o frio é intenso. Boa parte das trilhas também fica inacessível durante a estação.

melhor época do ano para visitar patagônia argentina

Descubra a melhor época do ano para conhecer essa região da América do Sul

Contudo, a situação no verão muda totalmente. Portanto, a viagem para patagônia argentina na melhor época pode ser entre esses dois períodos intensos de altas ou baixas temperaturas.

A primavera é um ótimo período para o seu mochilão na patagônia argentina, uma vez que as cidades estão coloridas, as atrações estão abertas, os glaciares estão intactos e a temperatura bastante suportável.

Você precisa pesquisar sempre antes de colocar o pé no mundo, pois veja o caso desse artigo que fizemos sobre o clima na Irlanda. Aqui nesse conteúdo, você vai descobrir quais são as épocas mais geladas da região, e as melhores épocas para se viajar.

Como ir para patagônia argentina?

Quando você decide realizar um mochilão na patagônia argentina necessita levar muito a sério todo o seu transporte. Isso acontece porque a região é imensa e o clima pode afetar consideravelmente os seus planos. É possível fazer o trajeto de carro ou ônibus.

Como chegar mochilão na patagônia argentina

É possível chegar de carro, ônibus ou avião para fazer o seu mochilão na patagônia argentina

Mas, se você descobrir como ir para patagônia argentina com carro alugado deve ter muito cuidado com a situação das estradas, sobretudo, no inverno. E também não deixe de pesquisar sobre os equipamentos de segurança exigidos pelo governo de cada país.

Contudo, se a sua ideia é sua economizar pode optar por fazer o caminho – ou parte dele – de ônibus. Os veículos tendem a ser confortáveis e com valores bastante acessíveis, mas, é preciso ter paciência para aguentar a permanência na estrada.

Mochilão pela América do Sul e o roteiro

O seu mochilão pela América do Sul com roteiro ideal pode passar por El Calafate, El Chalten e terminar em Ushuaia ou vice-versa. É importante destacar que as cidades El Calafate e Ushuaia devem ser consideradas paradas obrigatórias.

El Chalten fica situado dentro de um parque nacional, portanto, conta com cenários de tirar o fôlego e trilhas incríveis para quem tem disposição de sobra. Caso você tenha mais tempo, vale a pena esticar até a cidade de Puerto Madryn, especificamente a Península de Valdez, um lugar ótimo para avistar as baleias.

E sempre é indicado passar por Bariloche, a região mais visitada pelos brasileiros quando estão fazendo um mochilão pela patagônia argentina ou apenas passeando pelo país vizinho. E essas duas cidades ficam próximas de El Calafate e da capital Buenos Aires, completando a sua programação em grande estilo.

Opa, já que estamos falando de um dos destinos mais incríveis da américa do sul, dá uma olhada em outros artigos que fizemos sobre outros lugares surreais da américa latina: 

1 – Descubra agora os melhores destinos da Colômbia para viajar em 2017
2 – Conheça agora os melhores pontos turísticos do Equador
3 – Os mais imperdíveis destinos da América do Sul

Fechando a sua aventura de mochilão em Ushuaia

Literalmente, o fim do mundo. E exatamente nesta cidade portuária que você vai encerrar o seu mochilão na patagônia argentina. Situada na Terra do Fogo, na fronteira entre o Chile e a Argentina, o local se auto-intitula a cidade mais austral de todo o mundo.

Ushuaia destino mochilão na patagônia argentina

Na Terra do Fogo, Ushuaia pode ser o destino final perfeito para seu mochilão na patagônia argentina

Porém, se trata de um local que maravilha todos os seus visitantes com lobos-marinhos, pinguins, animais marinhos e inúmeras espécies de pássaros que colorem ainda mais o cenário natural espetacular.

Pelo menos, você deve reservar três dias no seu mochilão em Ushuaia para não perder nenhum detalhe deste admirável fim de mundo. Todavia, você deve prestar atenção com os preços em Ushuaia em 2017, que podem ter subido consideravelmente.

Preços em Ushuaia em 2017

Fique atento porque não há muitas opções para trocar o seu dinheiro na região. O câmbio é realizado nas agencias bancários. Portanto, é indicado que toda pessoa que está fazendo um mochilão na Argentina já chegue com pesos na região.

Essa recomendação é bastante válida, pois não existe vantagem nenhuma em circular com reais, pois poucos estabelecimentos trabalham com a moeda brasileira. E é ainda mais difícil encontrar lojas que aceitam o real dentro de um preço semelhante ao da cotação oficial.

No fim das contas, faça o seu mochilão na patagônia argentina de mente e peito aberto para curtir e se encantar com todas as histórias, paisagens e experiência que achar pelo caminho, mas sempre priorizando o seu bem estar.

Como ter liberdade com a internet