É possível viajar de avião de graça no Brasil?

Viajar de avião de graça pode ser considerado sonho para milhões de brasileiros, mas você sabia que é um direito seu? Qualquer cidadão pode viajar de graça pela FAB (Força Aérea Brasileira) para várias regiões do país.

Não apenas se trata de uma opção totalmente gratuita, bem como pode ser requisitada por você quantas vezes pretendes. No entanto, é preciso estar ciente que este é um sistema bem distinto dos voos de carreira das companhias e exige paciência, praticidade e um pouco de sorte.

Maneiras viajar de avião de graça

Descubra 4 maneiras de viajar de avião de graça

Quer saber mais sobre essa e outras possibilidades de como viajar de graça pelo mundo? Afinal, informação sempre é bem-vinda, especialmente, se pode lhe proporcionar experiências incríveis.

Descubra maneiras de viajar de avião de graça

Não se trata de nenhuma fórmula mágica de como viajar de avião de graça para o exterior e outras partes do território nacional, mas, sim, em usufruir das opções dentro da lei e confiáveis que estão a sua disposição.

1 – Viajar de graça pela FAB

O primeiro passo para viajar de avião de graça com a Força Aérea Brasileira é efetuar o pedido com antecedência através do Correio Aéreo Nacional (CAN) mais próximo de você. Lembrando que o cidadão precisa se apresentar pessoalmente a uma das bases aéreas e preencher o cadastro.

No entanto, você não tem a alternativa de escolher uma data para a sua viagem, apenas um prazo válido por dez dias. Se dentro deste período aparecer alguma vaga na aeronave que se direciona para o local escolhido, você é avisado.

direito de viajar de avião de graça com a FAB

Você tem o direito de viajar de avião de graça com a FAB

É importante destacar que as missões da FAB são bem irregulares e não possuem data, hora e nem destinos estabelecimentos com muita antecedência. Além disso, existe um protocolo de hierarquia para aproveitar das vagas: oficiais da Aeronáutica, da Marinha, do Exército, parentes dos oficiais e você.

Isso significa que as suas chances de descobrir como viajar de graça de avião oficial são mínimas? Nem sempre, mas é preciso encarar também a demanda de locais. Ou seja, você não vai encontrar com facilidade missões para Fernando de Noronha ou para alguma praia do Nordeste.

De acordo com a Força Aérea Brasileira, a maioria dos civis que pedem “carona” se dirige para a região Norte, sendo que o destino mais visado pelos voos militares é a cidade do Rio de Janeiro.

Praticidade e leveza para encarar a viagem

Outro detalhe é que você pode embarcar em qualquer avião, desde os mais luxuosos até aeronaves cargueiras sem nenhum conforto. Por isso, esteja pronto para enfrentar as dificuldades e foque na gratuidade!

cadastro nas bases aéreas

Você deve se apresentar pessoalmente para cadastro nas bases aéreas

É recomendado também não exagerar na bagagem. Não existe nenhuma restrição de peso para as suas malas, só que essa pode ser uma maneira de selecionar os passageiros. Não tem espaço para todo mundo? Entra quem está com menos pertences.

No fim das contas, é possível viajar de graça de avião da aeronáutica sendo civil, porque não existe nenhum aumento nas despesas de operação quando a missão já está planejada.

2 – Viajar de graça para jovens

Viajar de graça para jovens com idades entre 15 e 29 e que possuem renda de apenas dois salários mínimos é possível, sim. Você deve se inscrever no aplicativo ID Jovem e saber tudo sobre como se deslocar de um estado para outro do território nacional sem pagar nada.

Outra possibilidade de como viajar de avião de graça ou ônibus é efetuar o cadastro através do site do ID Jovem. É necessário contar com Número de Identificação Social (NIS), que possui 11 números, uma vez que esta é a forma de acesso para emitir o seu documento.

Jovens direito a viajar de avião de graça

Jovens de 15 a 29 anos têm direito a viajar de avião de graça após cadastro no ID Jovem

Mas, você nem precisa imprimir para usufruir deste direito. Basta mostrar a imagem do cartão no seu celular na hora de pegar a passagem, juntamente com um documento oficial com foto.

Lembre-se de que a reserva das passagens em ônibus ou aviões deve ser feita com antecedência de, pelo menos, três horas. Por ventura, se a companhia se negar a conceder o seu direito, a queixa pode ser através do telefone 166.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente destacar algumas formas incríveis para os jovens que desejam passar um tempo fora do país, dá uma olhada:

1 – Descubra dicas de como conseguir bolsa de estudos no exterior em 2017

2 – Descubra qual a importância de um intercâmbio profissional

3 – Descubra quais os benefícios de fazer um intercâmbio em 2017

3 – Saiba como ganhar passagens aéreas de graça

Você já ouviu falar do termo overbooking? Basicamente, se trata de um método irregular das companhias aéreas de oferecer mais passagens do que a quantidade de poltronas no avião.

Isso acontece porque as companhias acreditam que alguns passageiros podem não comparecer. De fato, essa é uma prática bastante comum e pode lhe render maneiras de como ganhar passagens aéreas de graça.

Afinal, quando existe mais procura do que oferta quem pode esperar mais um dia para embarcar pode se dar muito bem e viajar de avião de graça!

Inúmeros viajantes confessam que conseguiram descolar hospedagem e todas as despesas por conta da companhia aérea ao aproveitar essa brecha.

4 – Viajar grátis como voluntário

Sempre vale a pena destacar essa maneira de viajar de avião de graça para o exterior e ainda viver algo totalmente diferenciado. Trata-se da oportunidade de fazer trabalho voluntário em outra nação.

Trabalho voluntário viajar de avião de graça

Trabalho voluntário pode ser uma maneira de viajar de avião de graça

Existem inúmeras plataformas, programas, aplicativos e entidades que auxiliam pessoas dispostas em doar as suas habilidades e um período de sua vida para realizar trabalho gratuito em outro lugar do planeta.

Dependendo da organização ou do seu trabalho, é possível viajar grátis como voluntário dentro e fora do Brasil. Esta é uma das formas mais recompensadoras de conhecer outros destinos e expandir os seus horizontes.

No entanto, é sempre recomendado fazer uma pesquisa vasta sobre a entidade ou plataforma utilizada, falar com pessoas que já passaram pela experiência e ter certeza de que é algo sério e que seu esforço fará mesmo a diferença.

A partir daí, você tem todas as condições de se planejar para viajar de avião de graça para onde bem entender. Boa viagem!

Como ter liberdade com a internet